Balanças de portos, rodovias e empresas são fiscalizadas no Pará
O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) iniciou um trabalho de fiscalização de balanças rodoviárias, portos e empresas que fazem pesagem de caminhões. O objetivo é verificar se os equipamentos estão fazendo a aferição correta.
Segundo o órgão, toda balança utilizada para atividade econômica deve, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Inmetro. “Fazemos a fiscalização dos equipamentos anualmente, chamada de periódica, e também a verificação eventual, após um equipamento ter substituído alguma peça ou sofrido alguma manutenção”, explicou o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.
Fiscalização Durante a fiscalização dos chamados “balanções”, as balanças que fazem pesagem de caminhões, são descarregados vários pesos e o técnico do Imetropará confere se o peso acusado no monitor de pesagem é o mesmo descarregado sobre o equipamento.
Todo o trabalho é registrado através do coletor, que repassa as informações colhidas durante a fiscalização. Após o fim da verificação, uma cópia do relatório de fiscalização é entregue à empresa, informando a condição do equipamento fiscalizado e se está aprovado ou reprovado.