top of page

Porto de Porto Alegre completa 95 anos

A Superintendência do Porto do Rio Grande parabeniza a todos os trabalhadores e a direção do Porto de Porto Alegre pela passagem de 95 anos de existência. Com a união dos portos gaúchos, nosso Estado continuará alcançando grandes marcas de movimentação. Aos 95 anos o porto de Porto Alegre comemora em plena atividade. Por mês o porto recebe, em média, 10 a 12 navios, o que totalizou no último ano a movimentação de mais de 1 milhão de toneladas de cargas.

Hoje a movimentação do porto está ligada diretamente ao agronegócio, com característica de importador as movimentações são em grande parte de insumos para fertilizantes, que são utilizados na indústria do agronegócio. É pelo porto da capital, também, que passa 99% do sal utilizado no Estado.

Apesar da retração econômica, o 1° semestre de 2016 fechou com a movimentação de quase 400 mil toneladas. Para o 2° semestre a expectativa é positiva para uma aumento na movimentação e assim, alcançar os resultados do último ano, afirma o diretor de portos, Cláudio Neves.

Neste último ano a SPH comemora os avanços que foram possíveis através de parcerias público privadas, que possibilitam o desenvolvimento de serviços importantes. “Diante da crise econômica nós buscamos diariamente ações junto a iniciativa privada, como exemplo a reforma da draga Triches, que hoje está dragando na hidrovia”, ressalta o diretor superintendente, engenheiro Luiz Alcides Capoani. Neves destaca a recuperação do guindaste 19, que está sendo realizada junto a iniciativa privada.

O Porto da Capital é o fim da rota comercial, portanto, nele é feita a última descarga que está no navio que vem de Rio Grande. Normalmente o navio chega pela manhã e permanece em torno de 48 horas atracado. A capacidade é de que sejam operados três navios simultaneamente, conforme as normas do ISPS-CODE. Quando o navio não pode atracar por falta de espaço, ele aguarda fundeado em área apropriada, em frente ao Cais Mauá.

História

A construção do Porto de Porto Alegre foi iniciada em 1911 pela Cia. Française, por decisão do governo do Estado. Em 26 de agosto de 1913, foram concluídos 140 metros de cais, com 4,5 metros de profundidade, em frente à praça Senador Florêncio.

A partir de 1919, devido à crescente movimentação de mercadorias e à abertura de canais de navegação, o porto começou a operar comercialmente.

Em 1º de agosto de 1921, o porto foi inaugurado pelo então presidente da Província Borges de Medeiros, com 800 metros de cais, sob a administração da Secretaria da Fazenda.

Em 1951, foi criado o Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais (DEPRC), autarquia responsável pela exploração comercial do porto, atualmente denominada Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page