Capitania dos Portos inicia operação que fiscaliza rios do sudoeste do PA
A Capitania dos Portos iniciou na terça-feira (12), em Itaituba, no sudoeste do Pará, uma operação para combater o excesso de passageiros nas embarcações que navegam pelo rio Tapajós. Duas balsas foram interditadas no primeiro dia de fiscalização.
A operação da Capitania começou no Terminal Hidroviário de Itaituba, onde partem as lanças com destino à Santarém e também saem as balsas de transporte de veículos para chegar ao principal acesso à BR-163. Atualmente, aproximadamente 13 mil embarcações navegam pelos rios do oeste paraense, incluindo o Tapajós e o Amazonas, os maiores da região.
Segundo o capitão Carlos Góes da Silva, da Capitania dos Portos, a fiscalização se intensifica nos períodos das férias e verão, tudo para resguardar a segurança dos passageiros que trafegam no rio Tapajós.
“(Vamos fiscalizar) Excesso de passageiro, condutor não habilitado, falta de documentação, ausência de coletes de salva-vidas, extintores vencidos, enfim”, disse o capitão.
De acordo com a Capitania dos Portos foram registradas infrações graves nas duas balsas que fazem a travessia do rio Tapajós no primeiro dia da operação. A travessia ficou paralisada por duas horas, até que fossem atendidas as demandas exigidas pelo órgão de fiscalização em pelo menos uma das balsas.
Segundo a Marinha, a empresa responsável pela travessia do rio deverá ser multada e a balsa só será liberada para navegação depois que as irregularidades forem corrigidas. A empresa foi autuada, notificada e tem oito dias para apresentar a defesa.