top of page

Estivadores ocupam Porto do Itaqui e realizam manifestação em São Luís

Um grupo de manifestantes ocupou, na manhã desta terça-feira (28), o Porto do Itaqui, na região do Itaqui Bacanga, em São Luís. O ato foi organizado por funcionários do porto. Segundo eles, a manifestação é contra uma das empresas responsáveis pela movimentação de cargas.


As atividade de dois berços do porto foram paralisadas às 7h30 da manhã, no momento em que os trabalhadores trocavam de plantão. Com a ocupação, toda a carga de celulose e fertilizantes deixou de ser descarregada dos navios. Os funcionários também reclamavam a saída do presidente do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) do cargo.


Os estivadores afirmam, ainda, que estão amparados por uma decisão da Justiça do Trabalho, que determina a utilização de, pelo menos, 30% da mão de obra avulsa da categoria para o trabalho no porto. Os funcionários contam que a empresa não está cumprindo a ordem judicial.


Na manhã desta terça-feira (28), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) informou que estava intermediando uma negociação entre os trabalhadores e a empresa de movimentação de cargas para normalizar as atividades no porto.


"A EMAP está trabalhando no sentido de mediar a negociação entre as duas categorias. Não é nada oficial, apenas uma manifestação isolada. Nós vamos sentar e conversar com eles para entender melhor o que está acontecendo e, depois, retomar as atividades", afirmou o diretor da EMAP, José Antônio Magalhães.

Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page