Codesp desenvolve Plano de Controle de Pombos
- Porto de Santos
- 28 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
Os pombos são aves encontradas em várias partes do planeta, com exceção das regiões polares. Elas se alimentam, preferivelmente, de grãos e sementes e a presença dessas aves (Columba livia) pode causar incômodos no ambiente de trabalho, apresentar riscos indiretos referentes à saúde dos trabalhadores, danos materiais em edificações e equipamentos e entupimento de calhas. Além disso, tal infestação pode colocar em risco a qualidade das cargas operadas no Porto, como açúcar, soja, trigo e milho.
Por conta desses fatores, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está desenvolvendo um Plano de Controle e Monitoramento de Pombos para controlar a população dessas aves nas áreas públicas do Porto de Santos através de medidas que impeçam sua proliferação. Os serviços se estenderão por cerca de 24 meses e estão sendo realizados pela empresa Motor Serviços, com o acompanhamento da Superintendência de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, da Companhia.
Neste mês, os trabalhos estão sendo realizados no edifício-sede da presidência da empresa, com a instalação de redes e fio tensor, objetivando evitar a presença dessas aves. Além dos edifícios administrativos da Codesp, serão contempladas oficinas, prédios administrativos, portões de entrada (Gates), edifício do tráfego (DIROP), entre outros.
Nesses imóveis serão instaladas barreiras físicas (fios tensores e telas de proteção) e químicas (tintas e gel repelente) visando dificultar o pouso e o acesso das aves ao interior dos telhados e áreas internas de prédios administrativos da empresa, bem como restringir as áreas de abrigo.
A empresa Motor Serviços deverá apresentar relatório preliminar, abordando o panorama inicial da população de pombos, e relatórios mensais sobre o desenvolvimento das atividades.
Posts recentes
Ver tudoA realização de estudos sobre a qualidade dos sedimentos dragados no Porto de Santos e, dependendo dos resultados obtidos, a utilização e...
Cogitado desde os anos 1990, finalmente deve sair do papel o projeto de ampliação do berço 201, cais oeste do Porto de Paranaguá,...
A Superintendência do Porto do Rio Grande através de seu setor de estatística vem registrando o crescimento da movimentação do complexo...