Frísia inaugura complexo de armazém de grãos no Tocantins
A Cooperativa Frísia, com base principal no Paraná, inaugura em Paraíso do Tocantins, na região de influência do Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, em Porto Nacional, seu primeiro empreendimento no Tocantins. Trata-se de um complexo de armazéns de grãos, com capacidade estática de 28 mil toneladas, um dos maiores do estado.
Representantes da empresa cooperativista estiveram nesta terça-feira, 21, em visita ao secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), Clemente Barros, para convidar o Governo do Estado, por meio dele, para esta inauguração que ocorrerá na próxima sexta-feira, 24.
Conforme o superintendente da Cooperativa Frísia, Emerson Moura, inicialmente a empresa vai fornecer insumos e receber grãos de associados e outros produtores, mas pretende investir mais em outras áreas da Cooperativa no Tocantins – produtos primários e agroindústria.
– A intenção é de no futuro ter toda a estrutura aqui, com pesquisa para o desenvolvimento da agricultura e mais adiante investir na pecuária – adiantou Emerson Moura.
O secretário Clemente Barros destacou que esse é mais um avanço no setor de armazenamento, já que o estado tem deficiência nessa área.
– A empresa está se instalando no Tocantins com uma visão cooperativista e de apoio aos nossos produtores rurais – afirmou.
Ainda conforme Clemente Barros, apesar das dificuldades desta safra 2015/2016, a cooperativa consegui recepcionar cerca de 50% da capacidade existente, ou seja, 14 mil toneladas de soja e aproximadamente 4 mil toneladas de milho e que a expectativa para o restante do ano é de armazenar mais milho, já que a colheita do grão está ainda em andamento.
Os investimentos da Frísia no Tocantins são resultado de um trabalho que teve início em março de 2015, quando, assessorados pela revista Cerrado Rural Agronegócios – em sua proposta de promoção do desenvolvimento do MATOPIBA –, técnicos e executivos da Cooperativa, após conhecerem projetos agrícolas no Estado, se reuniram com representantes do Governo do Tocantins e instituições de fomento ao desenvolvimento, oportunidade em que lhes foram apresentados o potencial do Tocantins e a política de incentivo do Governo do Estado.
Foi a partir daí, conforme lembrou Clemente Barros, que o então secretário do Desenvolvimento Econômico do Tocantins, Eudoro Pedrosa (in memoriam), começou a fazer gestões junto aos executivos da Frísia, que já vinham prospectando o potencial do Tocantins para a produção de alimentos e agroindústria.
– Há cerca de um ano uma equipe da empresa foi recebida pelas secretarias do Desenvolvimento Econômico e Seagro. Os técnicos da empresa visitaram todo o Tocantins e, com base nas atividades que iriam desenvolver, optaram por se instalar no eixo Palmas-Paraíso devido à logística, pela proximidade com a BR-153 e o pátio multimodal da ferrovia Norte-Sul – disse Barros.