Exportações brasileiras de carne de frango crescem 19,6% em maio
As exportações brasileiras de carne de frango, incluindo produtos in natura, embutidos, salgados e industrializados, tiveram alta de 19,6 por cento em maio ante mesmo período de 2015, totalizando 393,8 mil toneladas, com as vendas ao exterior contrabalanceando a recessão do mercado interno, disse nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
No cinco primeiros meses do ano, o setor somou 1,854 milhão de toneladas vendidas, alta de 16,28 por cento ante o mesmo período de 2015.
Já a receita das exportações em reais cresceu 25,5 por cento na comparação anual, totalizando 10,148 bilhões de reais entre janeiro e maio deste ano.
Para a ABPA, o bom desempenho do setor de carne de frango se explica pelo aumento da demanda de importações de países como a China, que registrou compras superiores a 50 mil toneladas de carne de frango no mês.
“Esta demanda também tem equilibrado a situação do mercado interno, que enfrenta os impactos da desaceleração econômica registrada neste ano”, disse em nota o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.
As exportações de carne suína in natura também apresentaram crescimento em maio, somando 55,2 mil toneladas comercializadas, uma alta de 36 por cento ante o mesmo mês do ano anterior, com aumento na demanda de mercados da Ásia e do Leste Europeu, informou a ABPA.