Portonave comemora alta na geração de empregos
- DC
- 19 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Em meio ao início de ano turbulento, a Portonave, em Navegantes, comemora alta na geração de empregos no primeiro trimestre. O aumento foi discreto, de 3%, mas significativo em meio ao contexto de retração econômica que puxou para baixo as vagas de trabalho.
O terminal portuário, que responde por mais da metade da movimentação de contêineres no Estado (mais que o dobro do terminal de Itapoá, que ocupa a segunda posição), fechou o primeiro trimestre com 1.125 trabalhadores diretos e mais de três mil indiretos.
O aumento da empregabilidade se deve à ampliação do terminal, concluída no ano passado, que elevou de 270 mil para 400 mil metros quadrados a retroárea e dobrou a capacidade para até 30 mil contêineres de 20 pés. O investimento de R$ 120 milhões ocorreu em um momento em que foi a economia já apresentava sinais de desgaste — uma aposta, que ajudou a atrair novas linhas e a turbinar os resultados do terminal.
Com seis novos serviços em operação a partir do segundo semestre de 2015, a Portonave recebe hoje 52 navios por mês e aumentou em 38% a movimentação em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Diretor-superintendente administrativo do terminal, Osmari de Castilho Ribas diz que o comportamento do mercado nos próximos meses ainda é uma incógnita, mas afirma que os números indicam que o ano deverá terminar com nova alta na movimentação. A variação cambial deverá manter as exportações em evidência. O desafio do setor portuário catarinense será garantir os investimentos em infraestrutura prometidos pelo governo federal.
A expectativa no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes é pelo término da licitação para dragagem do canal de acesso, prevista para 6 de junho. Desde setembro do ano passado, quando as cheias no Vale reduziram a profundidade na foz, os armadores contam com soluções de logística para operarem nos terminais locais com calado reduzido. Uma das estratégias é manobrar os navios mais pesados somente com maré cheia, o que impacta na agenda de escalas.
Posts recentes
Ver tudoA comissão mista que analisa a Medida Provisória 727/16, que cria o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), reúne-se na próxima...
A realização de estudos sobre a qualidade dos sedimentos dragados no Porto de Santos e, dependendo dos resultados obtidos, a utilização e...
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, admitiu nesta quinta-feira, 18, que algumas processadoras de soja para o mercado interno estão...