top of page
Buscar

Mato Grosso vê perdas mais agudas no milho e pior produtividade em 5 anos

  • Reuters
  • 18 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

O superintendente do Imea ressaltou que não é possível estimar já um novo número, uma vez que os levantamentos estão sendo realizados. Mas deu uma dimensão do problema.


"Estamos estimando a pior safra (em termos de produtividade) da era da alta tecnologia", disse Latorraca, referindo-se ao ano de 2011/12, quando os grãos transgênicos passaram a ser mais usados, colaborando para elevar a produtividade do Estado a 103,7 sacas por hectares de média naquele ano, ante 66,5 sacas em 2010/11.


Com o objetivo de verificar a campo a produtividade na principal região produtora de Mato Grosso, o médio-norte, a Reuters percorrerá, juntamente com técnicos do Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, importantes municípios produtores de milho, a partir desta terça-feira.


IMPACTO SEVERO


A colheita de soja, que registrou em 15/16 a primeira queda após sete safras no Estado, somou 27,5 milhões de toneladas, segundo o Imea, ficando aquém do potencial de 29 milhões devido às intempéries, colaborando para uma produção abaixo das almejadas 100 milhões de toneladas no Brasil, o maior exportador global.


O gerente de Planejamento da associação de produtores Aprosoja-MT, Cid Sanches, lembrou que desde o ano 2000, quando o Mato Grosso passou a ter uma importância cada vez maior na safra nacional, o clima vem ajudando os produtores, uma situação diferente da registrada neste ano, em meio ao efeito de um forte El Niño, fenômeno que altera temperaturas e regimes de chuvas em várias partes do mundo.


"Nunca o clima foi tão ruim em Mato Grosso", disse Sanches, lembrando que alguns produtores esperavam mais chuva em abril e maio para recuperar, com o milho, as perdas da soja, o que acabou não acontecendo.


"Agora, (a perda) está concretizada. Há duas semanas, até a semana passada, havia a expectativa de alguma chuva (para reduzir danos)...", afirmou.


No caso do milho, explicou ele, ainda que o preço tenha reagido fortemente, muitos produtores não conseguirão cobrir os custos de produção, uma vez que a produtividade cairá acentuadamente.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page