Temer cria Programa de Parcerias de Investimentos que será coordenado por Moreira Franco
- Reuters
- 12 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
O presidente interino Michel Temer criou nesta quinta-feira o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que terá como secretário-executivo o ex-ministro Moreira Franco e cuidará de concessões e privatizações, informou o peemedebista em sua conta no Twitter.
O PPI foi criado por meio de medida provisória, no âmbito da Presidência da República, assumida por Temer nesta quinta-feira após decisão do Senado de afastar a presidente Dilma Rousseff durante andamento do processo de impeachment.
"Investir significa crescer. É isso que buscamos com o Programa de Parcerias de Investimentos. Gerar emprego para ajudar o país sair da crise", disse Moreira Franco em mensagem divulgada pelo Twitter.
VEIA LIBERAL
O peemedebista Moreira Franco é um liberal convicto. Segundo um ex-auxiliar que participou de reuniões com Moreira Franco na SAC, ele era um dos principais defensores do aumento da participação de empresas estrangeiras no setor aéreo --medida só tomada pelo governo de Dilma após sua saída do cargo.
Na SAC, Moreira Franco também era o principal defensor da redução para zero da participação da Infraero nas concessões de aeroportos. Nos primeiros leilões, como no dos terminais de Guarulhos (SP) e Brasília (DF), a estatal precisava ter 49 por cento de participação nas sociedades criadas para administrar as concessões.
“Ele tem uma veia liberal forte, sempre defendeu a participação dos investimentos privados nos ativos de infraestrutura”, disse essa fonte.
No dia a dia do trabalho, Moreira Franco é visto por antigos colaboradores como um chefe rigoroso. Foi assim, por exemplo, na condução do leilão dos aeroportos e na gestão dos terminais durante a Copa do Mundo de 2014. A atuação dele à frente da aviação durante o Mundial foi, inclusive, citada por Temer na carta a Dilma.
“A senhora, no segundo mandato, à última hora, não renovou o Ministério da Aviação Civil onde o Moreira Franco fez belíssimo trabalho elogiado durante a Copa do Mundo. Sabia que ele era uma indicação minha. Quis, portanto, desvalorizar-me. Cheguei a registrar este fato no dia seguinte, ao telefone”, escreveu Temer a Dilma.
Commentaires