Porto de Vitória confirma retomada de dragagem
- CODESA
- 12 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) anuncia para o início de junho a retomada da dragagem do canal de acesso do Porto de Vitória. O cronograma da obra está mantido e a conclusão prevista para outubro deste ano. O equipamento denominado Bakhoe Novadragamar se encontra na República Dominicana e chegará a Vitória até o final deste mês.
Nesta semana a Codesa fez os últimos cálculos operacionais do projeto, enviou para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP-PR), que deverá emitir nesta sexta-feira (13), autorização de mobilização para o parque de dragagem em Vitória.
O contrato de retomada da obra foi repactuado pela SEP em 30 de março passado, e a equipe técnica do governo federal garantiu os recursos para a conclusão do serviço. Além da questão técnica resolvida, também estão sendo regularizados os vistos nos passaportes dos tripulantes da embarcação.
Capacidade
Quanto aos serviços realizados, 95% da derrocagem e 55% de dragagem foram executados e o volume restante é estimado em 800 mil metros cúbicos. A conclusão da obra no canal de Vitória representará maior capacidade de movimentação no complexo portuário permitindo que navios maiores possam transportar mais cargas numa única operação.
A estimativa é que a profundidade do canal de navegação passará dos atuais 11 metros para 14 metros, e a bacia de evolução terá 13,5 metros. Embarcações com calado de 12,5 poderão acessar o Porto e o volume de carga poderá chegar a 60 mil toneladas por navio, com aumento de 40% da capacidade atual.
Comments