top of page

SC inicia exportação de terneiros para a Europa

Após quase 10 anos de articulação para poder exportar terneiros vivos para a Europa via Porto de Imbituba, o primeiro embarque vai acontecer dia 28 deste mês. Com destino à Turquia, serão enviados 4.100 animais para processo de terminação e abate, visando a produção de carne de bovino precoce. O negócio de R$ 5,7 milhões foi realizado por consórcio empresarial italiano, diretamente nas propriedades rurais. Os animais têm idade entre seis e oito meses, pesam cerca de 200 quilos e são das raças charolês e limousin.


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), José Zeferino Pedrozo, destaca que é a primeira exportação catarinense de animais vivos. Isso está sendo possível porque o Estado, desde 2007, é reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como área livre de aftosa sem vacinação. O produtor rural ganha, em média, 1,4 mil por cabeça.


De acordo com Enori Barbieri, presidente da Cidasc, empresa responsável pelo controle de sanidade, logo será iniciada a preparação de um segundo lote com mais 5 mil cabeças.Antes de embarcar, os animais ficam alojados em área na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Imbituba, próxima ao porto, por 21 dias. Esta estrutura foi instalada por empresários da Itália, numa concessão do governo catarinense.

 
Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page