top of page
Buscar

Equipe de MT conhece portos peruanos que podem transportar produção estadual

  • Folha Max
  • 28 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

O governador Pedro Taques, representantes do setor produtivo e professores da UFMT e Unemat fizeram visitas técnicas nesta quarta-feira (27.04) aos portos de Ilo e Matarani, no sul do Peru. Os dois locais estão na lista de portos que podem transportar parte da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico.


A Caravana da Integração conheceu de perto e em detalhes o funcionamento do Porto de Matarani, o maior da região. A comitiva liderada por Pedro Taques foi recebida pela governadora de Arequipa, Yamila Osorio Delgado e pelo ministro regional de Relações Exteriores, Hernando Torres.


Foi apresentada à equipe a possibilidade de carregamento dos dois módulos que compõe o porto. No primeiro módulo, o porto consegue carregar 2 mil toneladas por hora e no segundo o volume por hora é de 1,5 mil toneladas. Para grãos, a capacidade de carregamento é de 600 mil toneladas por hora, além de conseguir armazenar 75 mil toneladas de grãos em silos.


A capacidade de armazenamento ainda é expansível - hoje compreende 60 hectares e 160 hectares ainda estão disponíveis.


O porto é administrado pela iniciativa privada desde 1999. Neste período, a movimentação saltou de 900 mil toneladas para 4 milhões de toneladas em 2015. Segundo a atual administração do porto, a meta é encerrar 2016 transportando 8 milhões de toneladas.


Na oportunidade, a governadora de Arequipa destacou que o governo regional também trabalha para promover a integração com os países latino-americanos, principalmente o Brasil de quem quer ser uma alternativa de saída da produção brasileira. "Estou segura de que com o convênio que vamos firmar com o governador de Mato Grosso vai melhorar o intercâmbio tecnológico que também necessitamos, promover na região também a infraestrutura, principalmente, com ferrovias que entendemos ser importantes para dar mais competitividade", disse.


O vice-presidente do Conselho Internacional da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Serafim Carvalho Melo, destaca que o porto de Matarani é o mais bem equipado na costa do Pacífico desde Antofagasta. "Este porto tem capacidade de carregar simultaneamente cargas líquidas, minerais e grãos. Então, tem uma eficiência extraordinária em termos operacionais", avalia.


Porto de Ilo

Antes de Matarani, a Caravana da Integração visitou o porto de Ilo, cujo benefício apresentado para o transporte de cargas compreende a isenção do imposto de renda – a venda de mercadorias é livre do pagamento de taxas municipais.


A empresa que administra o porto, Ceticos Ilo, destacou na apresentação os grandes armazéns que estão à disposição para o uso e o espaço que ainda está disponível para construção.


"Nós fizemos questão de passar aqui em Ilo para mostrar a importância deste porto para o povo de Mato Grosso e nossa produção. Estamos construindo em Mato Grosso uma Zona de Processamento de Exportação e quem sabe possa haver uma parceria e as essas áreas de comercialização e industrialização possam se desenvolver", comentou o governador Pedro Taques sobre Ilo.


A visita técnica ao porto de Matarani foi a penúltima agenda da Caravana da Integração. O último compromisso será na cidade de Arequipa, onde um ato público será realizado para a celebração de termo de cooperação conjunta.


O governador Pedro Taques convidou a governadora de Arequipa para ir a Mato Grosso a fim de conhecer as potencialidades do estado. Yamila Delgado aceitou o convite. "Queremos visitar Mato Grosso com uma comitiva de autoridades e setores interessados nesta integração", disse a governadora.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page