top of page
Buscar

Empresa de Cingapura estuda nova vocação econômica para a região de Itajaí

  • Diário Catarinense
  • 18 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

A empresa de consultoria Jurong Consultants, de Cingapura, especializada no desenvolvimento de parques tecnológicos e industriais, será a responsável por vocacionar o Distrito de Inovação de Itajaí e apontar alternativas econômicas para a região da Amfri, que integra 11 cidades na foz do Itajaí-açu. O projeto faz parte do InovAmfri, um modelo de planejamento regional e estratégico inédito em Santa Catarina, feito em parceria com o Governo do Estado.


Ontem foi assinada a ordem de serviço para iniciar os estudos na sede da Fiesc, em Florianópolis, onde também foram empossados os 23 membros do Conselho Consultivo, entre secretários de Estado, representantes do Legislativo, universidades e entidades de classe. A ideia é que as ações sejam capitaneadas regionalmente, pelo Comitê Gestor do projeto, mas discutidas e avaliadas em âmbito estadual _ uma maneira de dar projeção às propostas.


O Distrito de Inovação é uma proposta de ¿cidade inteligente¿ com foco na indústria de inovação, mas também com espaço para serviços e residência. Um local onde as pessoas poderão trabalhar, morar e se divertir. De acordo com João Luiz Demantova, gerente do projeto InovAmfri, um dos principais objetivos é a geração de emprego com qualidade.


O projeto será implantado no entorno do Centro de Inovação de Itajaí, projeto capitaneado pelo Governo do Estado em várias cidades de Santa Catarina, que já está em obras.


Os estudos preliminares da Jurong indicarão qual a demanda regional por novas empresas, levando em conta a capacidade logística, portos e aeroporto. Com base nesses dados, vai captar indústrias e organizar espaços de acordo com cada atividade.


_ É um projeto ousado, mas estamos falando da pretensão de toda uma região, focada no futuro. Queremos transformar a Amfri em uma região de classe internacional _ diz o ex-deputado federal Paulo Bornhausen (PSB), presidente do Conselho Consultivo do Inovamfri.


A empresa já implantou modelos similares em países como a Rússia, Mongólia, Arábia Saudita, Índia e China. No Brasil, participou recentemente de projetos em Minas Gerais e Brasília. Hoje, o modelo de estudo será apresentado aos prefeitos das cidades da Amfri (Itajaí, Camboriú, Navegantes, Penha, Porto Belo, Bombinhas, Ilhota, Itapema e Luís Alves).


Após a definição do masterplan começará a fase de estudo e relatório de impacto ambiental (Eia-Rima) _ que será feito pela empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental _ e o estudo de modelagem ocupacional, feito pela Recepeti. As contratações foram feitas através de processo seletivo pela Amfri, que hoje é presidida pelo prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza (PSDB).


A expectativa é que o Distrito de Inovação esteja em funcionamento num período de 5 a 7 anos.


Três pilares de empoderamento

A criação do Distrito de Inovação é um dos três pilares do InovAmfri, que também inclui estudo e planejamento de mobilidade urbana regional e qualificação de gestores.


No quesito mobilidade urbana, as ações incluem entender a interferência que o trânsito de uma cidade tem sobre a outra, e a busca por soluções integradas _ além de transporte público interligado entre os municípios.


A qualificação de gestores pretende formar agentes públicos, pensar o turismo regionalmente e formar um banco de dados de saúde. A ideia é que as informações de prontuário e exames sejam regionalizadas, para facilitar o acesso e reduzir custos na administração pública.


Para o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Eclésio da Silva, a iniciativa é um passo para tornar a Amfri uma região metropolitana, ¿com benefícios não apenas no âmbito comercial e industrial, mas também em turismo e mobilidade¿:


_ Essa integração é o início de uma retomada de crescimento _ avalia.


Eixos de atuação do InovAmfri

1 – Desenvolvimento Econômico Regional

- plano diretor do Distrito de Inovação de Itajaí

- estudos de impacto ambiental

- estudo de ocupação do Centro de Inovação

2 – Qualificação da gestão pública municipal

- formação de líderes públicos

- base de dados e sistema digital para saúde pública

- qualificação do turismo regional

3 – Mobilidade urbana regional

- plano de mobilidade urbana integrada

- transporte coletivo intermunicipal


Amfri em números

- 500 mil habitantes

- 2 milhões de habitantes na alta temporada de verão

- 2º maior região portuária do país


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page