top of page
Buscar

Estudo de Viabilidade da Ferrovia do Frango em Santa Catarina entra em fase final

  • RBJ
  • 12 de abr. de 2016
  • 1 min de leitura

Um ano e meio após a assinatura da ordem de serviço, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração ou Ferrovia do Frango, ligando Dionísio Cerqueira ao Litoral de Santa Catarina, está com mais de 70% concluído. A informação é do deputado Dirceu Dresch (PT), presidente da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias na Assembleia Legislativa catarinense, que esteve na sede da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A – responsável pelo levantamento técnico.


Deverão ser realizadas audiências públicas e seminários para a apresentação dos dados sobre o trajeto da ferrovia. O traçado prévio da ferrovia de 862 quilômetros, prevê a saída de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval D’Oeste, Ponte Alte, Blumenau e Itajaí. Mas também existe um movimento para ela passe pelo Planalto Norte, chegando ao porto de São Francisco do Sul.


A Ferrovia da Integração está sendo estudada e projetada para composições de até 100 vagões e capacidade total de 12 mil toneladas, com deslocamentos a uma velocidade de 80 km/h sobre trilhos de bitola larga. Nessa primeira etapa, estão sendo investidos R$ 46,5 milhões. Com a obra licitada, o custo estimado será de R$ 6 bilhões. A expectativa é de que até 2022, a obra esteja concluída.


Além da Ferrovia do Frango, Santa Catarina também trabalha sobre a construção da Ferrovia do Milho, a Norte Sul, que também já está em estudo, com um traçado entre Panorama (SP) e Chapecó, indo até o Porto de Rio Grande (RS).


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page