Portos de Santos e Antuérpia firmam memorando para treinar e qualificar pessoal
- Comex do Brasil
- 8 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva e o diretor de Desenvolvimento de Negócios no Brasil do Porto de Antuérpia assinaram hoje uma Carta de Intenções. Este é o primeiro passo para o Porto de Antuérpia, na Bélgica, passar à categoria de porto-irmão do Porto de Santos. O evento foi realizado no estande da Codesp, durante a feira Intermodal South América, que acontece em São Paulo.
“Antuérpia é uma referência na Europa na área de treinamento e qualificação profissional”, comentou Alex Oliva, concluindo que o convênio visa trazer a expertise daquele porto europeu para Santos.
“Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto tanto com o setor privado como o setor público e vemos essa oportunidade como chance de aumentar essa relação, em especial com o Porto de Santos”, informou o dirigente do porto belga.
O Porto de Antuérpia, na Bélgica, é o segundo maior porto da Europa. Com movimentação acima de 200 milhões de toneladas anuais, é um ponto de transbordo para cerca de 800 destinos comerciais. A cooperação com Antuérpia tem objetivo de fazer intercâmbio técnico, tecnológico e comercial.
Debates
O gerente de Planejamento de Acessos da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Aluísio Moreira, participou hoje (06/04) do debate “Definição das Poligonais nos Portos”, do Seminário Ambiente Regulatório Portuário. No painel, estavam presentes ainda o consultor e presidenta Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Sérgio Aquino; presidente do Porto de São Francisco do Sul (SC), Paulo César Corsi; a assessora jurídica dos portos de Paranaguá e Antonina (PR), Jacqueline Wendpap e o mediador Frederico Bussinger.
O debate foi polarizado pela discussão relativa à questão do modelo de definição das áreas do porto organizado. Aluisio Moreira defendeu que as áreas das poligonais dos portos devem ser delimitadas de acordo com a expansão das atividades e infraestrutura dos portos organizados. “Não devemos ter medo das poligonais, mas precisamos de melhorias e modernização”, concluiu.
Fonte: Codesp/Porto de Santos
Posts recentes
Ver tudoA comissão mista que analisa a Medida Provisória 727/16, que cria o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), reúne-se na próxima...
A realização de estudos sobre a qualidade dos sedimentos dragados no Porto de Santos e, dependendo dos resultados obtidos, a utilização e...
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, admitiu nesta quinta-feira, 18, que algumas processadoras de soja para o mercado interno estão...
Comments