top of page

Porto de Imbituba ganha monitoramento ambiental

Já estão disponíveis para a sociedade informações de monitoramento ambiental da região do Porto de Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina. No mês de fevereiro, foram instalados no porto marégrafo de radar e estação meteorológica, que passaram a transmitir a cada hora medições de maré, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica e molhamento foliar.


Os equipamentos foram instalados pela Epagri/Ciram em uma parceria com a SCPar - Porto de Imbituba. Após a instalação e início das transmissões, os dados passaram por uma fase de qualificação e, agora, estão disponíveis para serem usados pelos setores interessados. Os dados podem ser vistos por qualquer pessoa no site da Epagri/Ciram.


O gerente da Epagri/Ciram e responsável pelo sistema de monitoramento ambiental Hamilton Justino Vieira explica que o marégrafo de radar instalado em Imbituba é de última geração, permitindo medições a cada cinco minutos, transmissão automática de dados e ajuste automático do tempo de leituras. A estação meteorológica também mede e faz transmissão automática de dados.


Os dados dos dois equipamentos são transmitidos para o banco da Epagri/Ciram, em Florianópolis, onde são submetidos a testes automáticos de qualidade e, quase simultaneamente, disponibilizados no site.


Os dados coletados em Imbituba vão ajudar a operação do porto, mas sua disponibilização on-line vai permitir que eles sejam utilizados também por pescadores, setor de turismo, praticantes de atividades náuticas e outros setores da sociedade, como instituições ambientais. Os dados também servem para aprimorar a previsão do tempo e apoiar trabalhos de pesquisa na região.


Com informações do Governo do Estado de Santa Catarina.

 
Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page