CODESA realiza simulação de controle de vazamento de óleo no mar
- CODESA
- 24 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Em adequação aos padrões internacionais de segurança, funcionários da CODESA participaram, na manhã desta terça-feira (22), de uma simulação de controle de derramamento de óleo no mar.O treinamento, que foi o primeiro exercício prático realizado, durou 1h20 e o resultado foi considerado satisfatório.
A simulação de derramamento de óleo ao mar foi coordenada pelo gerente de operações portuárias da Ocean Pact, Chen Li Cheng, que orientou os procedimentos de primeira resposta e proteção ambiental nos casos de uma situação de emergência real.
As etapas
No começo do exercício, foi arremessado um objeto de plástico ao mar, simulando um (01) metro cúbico de óleo diesel. Na etapa em seguida, funcionários da Codesa, informaram sobre o vazamento de óleo à equipe técnica que fica de prontidão 24h por dia, numa base de atendimento no Cais Comercial de Vitória. Essa equipe segue numa embarcação que também já fica preparada para o atendimento e primeiros procedimentos.
Nessa etapa, após constatar a dimensão do fato, usam barreiras flutuantes que cercam a mancha de óleo. Entre os métodos de finalização é utilizado o skimmer, um equipamento que suga as substâncias no mar.
Plano de Emergência
O treinamento fez parte da conclusão do curso do Plano de Emergência Individual (PEI), realizado de 17 a 22 deste mês na Codesa. O plano faz parte Sistema de Comando de Incidentes (ICS) e segue um modelo internacional de comando, controle e coordenação em resposta rápida a situações de emergência.
Segundo a coordenadora substituta de Meio Ambiente (Comamb), Maria Elisa Freitas Falcão, o treinamento foi satisfatório. “O exercício prático, segundo a equipe de avaliação crítica do curso, foi extremamente produtivo. Saímos com um melhor conhecimento em relação aos procedimentos de emergência de vazamento de óleo ao mar”, pontuou Maria Elisa.
Posts recentes
Ver tudoA comissão mista que analisa a Medida Provisória 727/16, que cria o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), reúne-se na próxima...
A realização de estudos sobre a qualidade dos sedimentos dragados no Porto de Santos e, dependendo dos resultados obtidos, a utilização e...
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, admitiu nesta quinta-feira, 18, que algumas processadoras de soja para o mercado interno estão...
Commenti