top of page

Estado vai autorizar início das obras da bacia de evolução em Itajaí

O Governo do Estado decidiu autorizar a empresa Triunfo a montar o canteiro de obras para dar início, enfim, às obras da nova bacia de evolução do Complexo Portuário que integra os portos de Itajaí e Navegantes. A expectativa é que o governador venha à cidade nos próximos dias para assinar a ordem de serviço.


Dar o primeiro passo na obra, necessária para que a região receba navios maiores e mais carregados, é fator determinante nas negociações de linhas que, tradicionalmente, ocorrem no primeiro semestre. Uma segurança para os armadores internacionais e um alívio para o trade portuário _ especialmente em Itajaí, que amargou a perda de 50% da movimentação no ano passado.



A autorização para início dos trabalhos virá antes da conclusão do processo licitatório para contratação da empresa que dará apoio à fiscalização da obra. Diante do andamento do processo, que chegou na semana passada à fase de avaliação técnica, a Fatma e a Secretaria de Infraestrutura teriam concordado que já era possível emitir a ordem de serviço, sem prejuízo para o processo.


A licitação, que começou com 9 empresas concorrentes, atrasou depois que uma delas, excluída na fase de certificação, recorreu. A Secretaria de Estado de Infraestrutura manteve a decisão e passou 8 empresas (3 catarinenses e 5 de outros estados) para a segunda etapa. A última delas será a análise de preços.


Atrasada

A obra da bacia de evolução vai custar ao Governo do Estado R$ 103 milhões. Quando anunciada, em 2013, a previsão era de que a primeira etapa estivesse pronta até meados do ano seguinte - mas só dois anos depois foi dada a primeira ordem de serviço, para que fosse feito e licenciado o projeto.


A expectativa, agora, é pela liberação de mais de R$ 200 milhões que estavam reservados no orçamento do governo federal para a segunda etapa. A ideia é que as duas fases sejam executadas concomitantemente, para que a obra termine mais rápido.


A liberação era compromisso político da presidente Dilma Rousseff (PT) com o Estado. Resta saber se, diante do novo posicionamento do governador, a promessa se mantém.

 
Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page